RelatorioNAual2019.JPG

PERFIL E SEGURIDADE

rai2019-branco.png
LOGO-prevdata-branca.png
olharparafuturo-branco.png
Logo_Prevdata_RGB_transparente.png
A Prevdata.JPG

Fundada em 20 de dezembro de 1978, a Sociedade de Previdência Complementar da Dataprev - Prevdata é o fundo de pensão dos empregados da Dataprev. Fiscalizada pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar - Previc, tem o objetivo de complementar os benefícios concedidos pela previdência social mediante administração do Plano PRV Saldado e do Plano CV - Prevdata II.

01-missao.png
Orgaos estatutarios.JPG

Conselho Deliberativo

Órgão que define a política geral de administração da entidade e de seus planos de benefícios. Observadas as atribuições legais e estatutárias, determina a gestão de investimentos, o plano de aplicação de recursos e regulamenta as atividades do Comitê de Investimentos; a contratação de auditor independente, atuário e avaliador de gestão, observadas as disposições regulamentares aplicáveis; aprecia Instruções, a fim de promover as adequações necessárias ao funcionamento da entidade, dentre outras.

 

É constituído por quatro membros efetivos e quatro suplentes, com mandato de quatro anos (dois efetivos e, seus respectivos suplentes, são designados pelo Presidente da Dataprev; e dois efetivos e, seus respectivos suplentes são eleitos pelos participantes e assistidos). A cada dois anos há substituição parcial. A presidência e o voto de qualidade cabem a um dos indicados pela Dataprev.

Conselho Fiscal

Órgão que exerce o controle interno e, observadas as atribuições legais e estatutárias, fiscaliza toda a gestão econômico-financeira da Prevdata.

 

É constituído por quatro membros efetivos e quatro suplentes, com mandato de quatro anos (dois efetivos e, seus respectivos suplentes, são designados pelo Presidente da Dataprev e dois efetivos e, seus respectivos suplentes são eleitos pelos participantes e assistidos). A presidência e o voto de qualidade cabem a um dos eleitos pelos participantes e, a cada dois anos, há substituição parcial dos membros.

Diretoria Executiva

Órgão responsável pela administração da entidade, em conformidade com a política de administração traçada pelo Conselho Deliberativo e demais disposições contidas no Estatuto, no Regulamento Básico, nos Regulamentos dos Planos de Benefícios e na legislação vigente.

 

Os membros da Diretoria Executiva são escolhidos e designados pelo Conselho Deliberativo, e têm mandato por prazo indeterminado.

FLAVIO ANTONIO DOS SANTOS.jpg
FAIXA-FOTO.JPG
Resumo executivo - prv.JPG

O Plano PRV Saldado é um plano de benefícios previdenciários constituído na modalidade de Benefício Definido (BD), que vinculava a renda do assistido aos salários dos empregados da patrocinadora e ao benefício do INSS. Com o seu saldamento em 2008, foi fechado para novas adesões e teve os benefícios calculados para todos os participantes de forma proporcional ao direito acumulado.

Evolução Patrimonial

Em 2019, o Plano PRV atingiu R$ 995,24 milhões de patrimônio em sua carteira de investimentos, com crescimento de 7,4% em relação ao ano anterior.

7.1.1. Evolução Patrimonial

02-prv-patri.png

Segmentação dos Participantes

O Plano PRV encerrou o exercício de 2019 com 2.904 participantes, sendo 1.256 ativos e 1.648 em recebimento de benefício.

03-prv-seg.png

7.1.3. Evolução da Quantidade dos Participantes

Evolução da Quantidade de Participantes

04-prv-participantes.png

É natural, em um plano fechado a novas adesões, uma curva crescente de assistidos e outra decrescente de ativos, o que é previsto na estruturação do plano de benefícios.

Movimentação dos Participantes

Ao longo do ano, o Plano PRV contabilizou 14 cancelamentos, 27 solicitações de resgate de reserva de poupança e 69 participantes que se desligaram e iniciaram o recebimento do benefício saldado.

05-prv-movi.png

Fluxo Previdenciário

06-prv-fluxo.png
Plano CV.JPG

O Plano CV - Prevdata II é um plano de benefícios previdenciários estruturado na modalidade de Contribuição Variável (CV), onde as contribuições do participante e do patrocinador são creditadas em contas individuais em nome de cada participante, recebendo a rentabilidade das aplicações financeiras do patrimônio do plano. Os recursos são acumulados em cotas e o valor da cota é apurado diariamente pelo valor do patrimônio do Plano.

 

Aos Participantes e Beneficiários deste Plano, que está aberto para novas adesões, é assegurado o seguinte elenco de benefícios:

 

I - aos Participantes

a) Renda Mensal Programada, com opção de reversão em Renda Mensal Vitalícia;

b) Renda Mensal por Invalidez; e

c) Auxílio-Doença e Acidente do Trabalho.

 

II - aos Beneficiários

a) Renda Mensal Programada de Pensão por Morte; e

b) Renda Mensal Vitalícia de Pensão por Morte, por opção do participante.

Evolução Patrimonial

Em 2019, o Plano CV atingiu R$ 613,55 milhões de patrimônio na carteira de investimentos, com crescimento de 20,61% em relação ao ano anterior.

07-cv-patri.png

Segmentação dos Participantes

O Plano CV encerrou o exercício de 2019 com 3.335 participantes, sendo 3.089 ativos e 246 em recebimento de benefício.

08-cv-seg.png

Evolução da Quantidade de Participantes

08-cv-participantes.png

Movimentação dos Participantes

Ao longo do ano, o Plano CV contabilizou 56 novas adesões, 84 solicitações de resgate de reserva de poupança, 3 desligamentos por portabilidade para outros fundos e 33 solicitações de participantes que começaram a receber o benefício de renda mensal. Houve, ainda, uma portabilidade de entrada de recursos.

09-cv-movi.png

Fluxo Previdenciário

10-cv-fluxo.png

Evolução da Cota Previdenciária do Plano CV

A cota previdenciária, que expressa a rentabilidade na conta dos participantes, é calculada diariamente e usada de forma deslocada no tempo, desde a criação do plano, para sempre haver cota disponível para pagamento de benefícios, arrecadação de contribuições, resgates, portabilidade e saldo para limite de empréstimos. Assim, a rentabilidade alcançada na conta dos participantes entre 31/12/2018 e 31/12/2019 foi de 9,11%.

11-cv-cota.png
GUSTAVO SOBIERAJSKI SCHNEIDER.jpg
faixa2.JPG