RelatorioNAual2019.JPG
Logo_Prevdata_RGB_transparente.png

RELACIONAMENTO

E COMUNICAÇÃO

rai2019-branco.png
LOGO-prevdata-branca.png
olharparafuturo-branco.png
relacionamento.JPG

O Sistema de Relacionamento com Participantes (SRP) foi implantado em 2013 e vem se mostrando uma eficiente ferramenta de registro de demandas, controle de solicitações e registro do histórico dos atendimentos.

 

Em 2019, o sistema registrou um total de 10.937 atendimentos por diferentes canais de relacionamento, com destaque para o e-mail e o telefone. Empréstimos e Cadastro foram os assuntos mais recorrentes.

estatisticas arendimento.JPG

Principais canais utilizados

O meio de comunicação mais utilizado pelos participantes é o e-mail, seguido pelo telefônico. Em e-mail estão incluídas as malas diretas das campanhas de comunicação.

33-canais.png

Principais assuntos abordados

Analisando os assuntos abordados notou-se o grande interesse em Empréstimo, ocasionado pelo aumento dos limites de concessão, disponibilizado em abril, da liberação das restrições à renovação em setembro e do empréstimo 100% digital também a partir de setembro.

34-assuntos.png
comunicacao.JPG

As ações de comunicação da Prevdata são pautadas, principalmente, pelo Programa de Educação Financeira e Previdenciária – que visa orientar todos os públicos da entidade ampliando os conhecimentos orçamentários, financeiros, previdenciários e sobre os planos de benefícios de que participam, bem como fortalecendo a cidadania para que, dispondo de informação de qualidade e visão crítica, tomem decisões conscientes e mais adequadas para sua saúde financeira, podendo melhor usufruir dos benefícios da Previdência Social e Complementar.

Prevdata vai ate voce.JPG

Periodicamente, a Prevdata busca um contato direto com os participantes ativos, aposentados e pensionistas por meio de encontros onde esclarece dúvidas e informa, de forma clara e objetiva, os resultados e perspectivas dos planos de benefícios administrados pela Entidade. Isso acontece pelo Prevdata vai até você, um programa criado em 2009 e que, no dia a dia da entidade, é sinônimo do Programa de Educação Financeira e Previdenciária da Prevdata.

frase-roxa1.JPG
Acoes especificas.JPG

Campanha Planejamento do Empréstimo para a Aposentadoria
Realizada para reduzir o endividamento e o impacto da prestação de empréstimo na renda dos futuros aposentados, além de promover a reflexão sobre o planejamento financeiro necessário à decisão da aposentadoria. A questão do alto endividamento dos empregados foi tema de reunião entre a área de empréstimos da Prevdata, as áreas de Qualidade de Vida e o Departamento de Pessoas da Dataprev. Na oportunidade, tratou-se da realização de evento de educação financeira e de projeto de “compra de dívidas” junto aos bancos, visando desonerar os participantes.

 

Campanha de Desvinculação
Realizada para esclarecer os assistidos do Plano PRV sobre a forma de reajuste de seus benefícios pelo INPC, de forma desvinculada da Dataprev e da Previdência Social. Foram realizadas 13 opções de desvinculação após a campanha – 5 a mais que em 2018.

acoes especificas cv.JPG

Campanha “Contribuição Ideal”
Realizada para reduzir a quantidade de participantes em contribuição reduzida ao plano, mostrando o efeito do tempo na capitalização de recursos, além de promover a reflexão para o aumento de contribuição para aproveitar a paridade pela patrocinadora e o aumento das contas no plano a fim de obter um maior benefício futuro e o incentivo fiscal do imposto de renda. O percentual de participantes que fazia contribuição normal vinha aumentando ao longo dos anos, porém teve ligeira queda em 2019, provavelmente ocasionada pelo grande aumento do custo do plano de saúde oferecido pela Dataprev e que pode ser visualizada nos gráficos abaixo.

35-acoes-cv.png

Campanha de Contribuição Adicional e Aporte
Realizada para elevar a quantidade de participantes que fazem contribuições adicionais (mensais) ou aportes (esporádicos), visando o aumento das contas no plano, um maior benefício futuro e o incentivo fiscal do imposto de renda. No gráfico a seguir, confira o histórico do valor total dos aportes realizados por aqueles que aderiram à campanha ao longo dos últimos anos:

36-aportes.png

Campanha de Beneficiário
Realizada para reduzir até eliminar a quantidade de participantes sem beneficiário cadastrado, aumentando a proteção previdenciária e os esclarecimentos sobre os benefícios do plano. O tema foi tratado em palestras durante as visitas do Prevdata vai até você, bem como foi mantido um banner e colocamos um pop-up permanente no site, convocando os participantes ao recadastramento sempre que cada um completava 1 ano da última verificação dos dados, para incentivar a atualização do cadastro.

acoes ambos.JPG

Apresentação de Resultados
Palestras realizadas para prestação de contas, visando manter a aproximação da Prevdata com seus participantes, ampliando seus conhecimentos sobre previdência complementar e o acompanhamento do seu plano. Em 2019, foram mantidas as apresentações com a programação ampliada, tratando dos detalhes dos benefícios dos planos PRV e CV, bem como foram realizadas palestras focadas também nas dúvidas sobre o desligamento da Patrocinadora, em função do PDI – Programa de Demissão Incentivado da Dataprev. Ao longo do ano, houve 12 apresentações com a participação de 342 participantes tanto presencialmente ou por vídeo.

 

Participação nas SIPATs e Semanas de Saúde 
Iniciativa realizada para aproveitar a mobilização da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT) de cada unidade da patrocinadora para, em conjunto com a CIPA, valorizar a questão das escolhas conscientes, planejamento para aposentadoria, prestar esclarecimentos sobre os planos de benefícios e suas alternativas. Em 2019, a Prevdata estava presente em 16 SIPATs e Semanas de Saúde da Dataprev.

 

Campanha de Recadastramento
Realizada para que os participantes ativos e assistidos verificassem seus dados cadastrais, beneficiários cadastrados em cada plano e, principalmente, incluíssem/atualizassem seus e-mails pessoais e/ou corporativos, aproximando-os da entidade e, consequentemente, de seus planos.

MAURICIO DE CASTRO OLIVEIRA IV.jpg
faixa-roxa2.JPG
principais canais.JPG

Principal canal de informação sobre a entidade, o site da Prevdata disponibiliza notícias, documentos e ferramentas para atendimento e solicitações, bem como uma área restrita onde os participantes e assistidos podem consultar os dados de suas contas previdenciárias. Em 2019, foram 66.282 acessos, sendo agosto o mês com a maior quantidade de visitas.

37-site.png

As páginas mais visitadas do site relacionadas ao Plano PRV, a exemplo de 2018, foram a do Extrato de Saldamento – muito acessada durante o atendimento aos participantes e, também, no início do ano, quando é divulgada a atualização monetária anual do benefício saldado – e a do Contracheque, consultada pelos assistidos. Em outubro de 2019, cabe destacar, houve ainda um grande volume de acessos por conta do lançamento do PDI – Programa de Demissão Incentivada da Dataprev, para planejamento de adesão.

 

Já com relação ao Plano CV – Prevdata II, o Simulador de Benefícios e Contribuição é bastante utilizado pelos participantes, para acompanhamento da conta acumulada, simulação de benefício futuro, com as diversas variáveis. Os demais simuladores (de Incentivo Fiscal para Adesão e de Aporte) também têm uso constante.

Prevdata Informa

Boletim eletrônico enviado mensalmente aos participantes, que informa, com transparência, a respeito da entidade por meio de chamadas resumidas aos diversos assuntos e direcionando para acesso ao conteúdo completo dos temas nas páginas do site.

Jornal PrevFolha

É o informativo impresso da Prevdata, também disponibilizado em PDF no site da entidade, trazendo notícias do interesse dos diversos públicos. Em 2019, quatro edições foram veiculadas, trimestralmente.